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O Exercício Guardião Cibernético (EGC)

O Guardião Cibernético é o maior exercício de ciberdefesa do hemisfério sul. Por meio de ciberataques simulados baseados nos temas mais atuais do ciberespaço, as organizações participantes têm a oportunidade de treinar suas equipes das áreas de tecnologia da informação, comunicação social, jurídica e alta administração, que apresentam soluções frente aos eventos apresentados.  O EGC visa integrar diferentes equipes do setor público e privado na proteção de estruturas críticas. O objetivo é encontrar respostas e propor planos de ação nos níveis decisório-gerencial (gestão de crise) e técnico (resposta ao incidente), integrando os participantes e intensificando a atuação colaborativa. A premissa do exercício não é “se”, mas “quando” ocorrerá um ciberataque.

Histórico

EGC 1.0, realizado em 2018, contemplou apenas os setores financeiro e nuclear, reunindo 23 organizações e 115 participantes. Já o EGC 2.0, em 2019, contou com 40 organizações e mais de 200 participantes. Em 2020, o EGC não foi realizado, devido à pandemia. Em 2021 o EGC 3.0 contou com 350 participantes de 65 organizações que se envolveram na simulação de ataques a infraestruturas críticas de defesa, água, energia, telecomunicações, financeiro, transporte e nuclear.

O EGC 4.0

Em 2022 o exercício contará com mais de 400 participantes representando mais de 70 organizações e empresas!

Foram modernizadas as modalidades tradicionais de Simulação Construtiva (Jogo de Guerra) e Simulação Virtual (Ataque e Defesa), e incluído um jogo CTF (Capture The Flag).

Simulação Construtiva (Jogo de Guerra)

A Simulação Construtiva do EGC 4.0 terá a participação de um número significativamente maior de instituições em praticamente todos setores estratégicos. Para refletir a crescente importância da ciberdefesa e cibersegurança nos diversos setores, bem como do escopo do EGC em si, diversas medidas foram tomadas para o EGC 4.0:

  • O Cenário Geopolítico fictício foi revisto e ampliado;

  • O vídeo de ambientação foi refeito, sendo gerada também uma versão em inglês;

  • Foi criado o Canal do EGC 4.0 para a divulgação de informações relativas ao exercício, permitindo que os participantes sejam atualizados sobre as evoluções, bem como sejam enviados teasers sobre a tensão crescente no contexto do conflito que se avizinha, que também incluirá a divulgação de notícias da Agência GCN (Guardião Cibernético Notícias);

  • Os eventos de incidentes cibernéticos foram atualizados e ampliados, para refletirem o que vem ocorrendo pelo mundo e incorporarem as atividades das novas instituições participantes;

  • Parte dos eventos foi atualizada para refletir a realidade e as necessidades correntes do País;

  • Parte dos eventos destinada a cada setor será iniciada pelo próprio ComDCiber, para gerar o efeito "surpresa" realístico dos ciberataques da vida real, em que as empresas sabem que serão atacadas, mas desconhecem "quando" e "como".

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Vídeo de Ambientação

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